Na sua opinião, por que trabalhar com metas frequentemente nos motiva, enquanto seres humanos?
Porque as metas nos fornecem dois benefícios:
•Direção: ela nos diz para onde apontar nossos esforços;
•Ritmo: ela nos diz em que velocidade desejamos atingir nossos objetivos.
Veja este exemplo de Meta: Aumentar minhas vendas (direção) em 25% até o final do ano (ritmo)
As metas possuem um forte poder impulsionador e direcionador de nossos esforços, fazendo com que atinjamos nossos objetivos mais facilmente.
Mas o que metas têm a ver com otimismo?
Eis o significado da palavra otimismo, segundo o dicionário:
“Otimismo = disposição para ver as coisas pelo lado bom e esperar sempre uma solução favorável, mesmo nas situações mais difíceis.”
Ao elaborar metas de crescimento, pressupõe-se que você acredite que é possível atingi-las, não é mesmo?
Portanto, se você se permite traçar objetivos, intui-se que é otimista, pois acredita que eles podem ser conquistados.
E por que devemos ser otimistas?
Há dois tipos de fatores – ou variáveis – que influenciam seus resultados (veja mais no artigo Por que os vendedores não vendem mais?): os internos e os externos.
• Variáveis internas são aquelas que impactam seus resultados e dependem exclusivamente de você.
• Variáveis externas são aquelas que impactam seus resultados mas não dependem de você.
Lembre-se sempre da frase a seguir:
Qual é a probabilidade de você estar utilizando hoje o que há de melhor no mundo em termos de boas práticas de vendas? Muito baixa, não é mesmo? Também já falamos sobre isso.
Em função disso, sempre haverá algo a aprender, corrigir, melhorar, podendo nos levar a melhores resultados.
É essa a razão pela qual um vendedor deve sempre ser otimista: sempre há algo a evoluir que não depende de terceiros e que certamente melhorará seus resultados.
Ou seja, por mais que variáveis externas impactem nas suas vendas, atingir melhores resultados, independente das circunstâncias, sempre é possível, desde que você adote uma estratégia melhor do que a que utilizava anteriormente.
E, na maioria das vezes, não é necessário que você jogue sua estratégia inteira no lixo para melhorar.
Frequentemente, pequenas mas constantes melhorias são suficientes para produzirem avanços contínuos na sua estratégia e, consequentemente, nas suas vendas.
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